Vasco da Gama Beach Soccer volta à disputa da Copa Libertadores Futebol de Areia para ampliar a sua hegemonia, nesta edição, que será realizada, em Luque, no Paraguai.
A edição 2024 da Copa Libertadores Futebol de Areia é a sétima do torneio que reúne os melhores clubes da América do Sul nessa modalidade. O evento acontece entre os dias 1º e 8 de dezembro, no estádio Mundialista Los Pynandi.
No total, são 12 times na disputa: 10 que representam os países afiliados à Conmebol, o representante do país-sede e o atual campeão, San Antonio.
Representante do futebol de praia brasileiro, o time do Vasco da Gama Beach Soccer é o maior vencedor do torneio, com as conquistas em 2016, 2017, 2019, além do segundo lugar em 2018, quando foi derrotado, na decisão por penalidades, pelo Vitória da Bahia.
A competição, que reúne 12 participantes, começa neste domingo, 1º de dezembro. O Vasco da Gama Beach Soccer estreia contra o Sportivo Cerrito, do Uruguai, às 9h (horário de Brasília).
Todas as partidas da Copa Libertadores Futebol de Areia serão transmitidas pelo canal Goat, ao vivo, com imagens e de graça.
Além disso, os melhores momentos das partidas do Vasco também serão compartilhados nas redes sociais, e assim ampliar a visibilidade do Trem-Bala da Areia e da modalidade.
Para retornar ao torneio, o Vasco da Gama Beach Soccer conquistou a vaga em uma final contra o Flamengo, seu grande arquirrival.
A Supercopa do Brasil de Beach Soccer aconteceu entre os dias 4 e 8 de setembro, em Ceilândia, no Distrito Federal.
A competição teve momentos emocionantes, e o Vasco da Gama brilhou na grande decisão ao derrotar o Flamengo por 5 a 4. Com esse triunfo, além de levantar o troféu, o time cruzmaltino garantiu sua vaga para a Libertadores, torneio que disputará pela sexta vez na história.
O duelo final foi marcado por muita rivalidade e equilíbrio. O Vasco mostrou resiliência e manteve a calma nos momentos decisivos, garantindo a vitória com gols bem trabalhados e uma defesa firme. O Flamengo, por sua vez, lutou até o último minuto, mas não conseguiu virar o jogo.
Esse título reforça a tradição do Vasco no Beach Soccer, consolidando o clube como uma das potências nacionais da modalidade.
Agora, o time se prepara para encarar os melhores da América do Sul na Libertadores, com o peso representar bem o Brasil como um dos grandes favoritos.
“Temos um grupo muito forte, e estamos muito bem preparados. Porém, nos últimos anos, as equipes se reforçaram [alguns com jogadores estrangeiros] e o nível e a competitividade aumentaram bastante”, disse Cesinha, ex-goleiro, e coordenador do Vasco da Gama Beach Soccer, em entrevista ao programa Se For Chorar Manda Áudio, do Canal Goat.
Carinhosamente chamado como SeleVasco”, a equipe brasileira conta com jogadores experientes, alguns que ajudaram na conquista do Brasil do hexacampeonato na Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Na final, o Brasil levou a melhor sobre a Itália, por 6 a 4.
Os concorrentes
Além do Vasco, representante do Brasil, as outras 11 equipes foram definidas da seguinte forma: os campeões dos torneios dos países afiliados da Conmebol (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), o representante do país-sede (Paraguai) e o atual campeão, no caso o San Antonio, equipe paraguaia.
Os 12 participantes foram divididos em três grupos com quatro equipe.
Curiosamente, alguns times se reforçaram com jogadores estrangeiros, principalmente com atletas brasileiros.
Um dos celeiros formadores de jogadores de futebol de praia do Brasil, o Maranhão terá os seguintes atletas: Marceone, (Santo Antonio, Paraguai), João Marcos (Camba Pizzeiro, Chile), Edim (24 de setembro, Paraguai), Sikinha, Marciel e Jefinho (Palma Verde, Bolívia).
Acesse o link da partida Vasco da Gama x Sportivo Cerrito
Grupo A
É a chave que do Vasco e também do San Antonio, do Paraguai, o atual campeão da Copa Libertadores Futebol de Areia.
San Antonio Futbol Playa
Disputa pela segunda vez o torneio, e, assim como as duas outras equipes paraguaias, leva vantagem também por estar mais acostumado aos jogos no estádio Mundialista Los Pynandi.
O confronto mais aguardado será na última rodada, no dia 3, na próxima terça-feira, quando enfrenta o Vasco da Gama.
Para reforçar a equipe, o clube contratou o maranhense Marceone.
Sportivo Cerrito
O representante do Uruguai chega para a sua segunda participação e é o adversário do Vasco, neste domingo, no primeiro confronto da competição.
O Sportivo Cerrito, que também é um clube com equipe no futebol de grama, tem a força de ser o tetracampeão uruguaio, nas temporadas (2021, 2022, 2023 e 2024), campeão da Supercopa (2023) e bicampeão do Clausura (2021 e 2022).
Os destaques são o goleiro Guillermo Micheltorena, que também é o titular da seleção uruguaia, e o ala Facundo Abad, eleito melhor jogador futebol uruguaio de praia.
Playas FC
A equipe equatoriana também vai para a sua segunda edição. Na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, o Vasco vai encarar o adversário.
O Playas FC se classificou para a Libertadores Futebol de Areia ao vencer a Liga Nacional de Futebol de Praia, o segundo após a conquista de 2019.
A equipe também conquistou no país o torneio Beach Games de 2023.
O Playas FC conta com jogadores da seleção do Equador, caso de Jorge Sense, e o goleiro Jordan Lozano, contratados especialmente para a disputa do torneio.
Dos destaques da conquista do torneio nacional, os que mais chamaram a atenção o goleiro e capitão, Diego Mite, Jonathan Rosales, Angelo Muñoz e o artilheiro Mateo Farias.
Pela frente, o Playas FC encara o San Antonio, o atual campeão. A partida é a segunda do dia, neste domingo, 1º de dezembro, às 10h45 (horário de Brasília).
Acesse o link da partida San Antonio x Playa FC
Grupo B
24 de Setiembre
Foi o último classificado em partida extra. Em uma partida extra, o 24 de Setiembre derrotou o 13 de Junio, por 6 a 5, e garantiu sua vaga na competição continental como representante do país-sede.
A equipe estreia na competição, neste domingo, dia 1º de dezembro, contra o Ferrocarril, do Peru, às 10h45 (horário de Brasília).
Assim como San Antonio e o Sportivo Luqueño, o 24 de Setiembre está acostumado aos jogos na aos jogos no estádio Mundialista Los Pynandi.
Ferrocarril
Base da seleção peruana, o Ferrocarril vai para a sua segunda participação na Libertadores Futebol de Praia.
Para disputar pela segunda vez o torneio, o Ferrocarril conquistou o torneio peruano desta temporada, algo que não acontecia desde 2017, quando faturou a competição pela primeira vez.
A equipe sonha alto e apostou em duas contratações de estrangeiros: os espanhóis Javier Torres, que foi capitão da seleção da Espanha e defendeu o seu país em quatro Copas do Mundo e o goleiro Juanmi “El León” Mateo, campeão europeu com a Fúria. Ambos não foram chamados para o último torneio da Fifa.
O reforço caseiro foi Jean Pierre Vargas, que é jogador da seleção peruana.
Acesse o link da partida 24 de Setiembre x Ferrocarril
Camba Pizzero
O representante do futebol chileno parte para a sua segunda partida, pois, assim como em 2023, ganhou neste ano o Campeonato Chileno.
A equipe, que fica na cidade de Iquique, aposta na experiência do brasileiro João Marcos, que disputou o torneio pelo Sampaio Corrêa. O jogador, que atua como fixo, teve passagens pela Seleção Brasileira de Soccer, na disputa do Campeonato Sul-Americanos em 2023, na Colômbia.
Centauros
O representante da Venezuela é o estreante na competição. Para chegar ao torneio, a equipe conquistou o campeonato local nesta temporada.
Os outros títulos locais são: Apertura (3), Clausura (2) e Absoluta (2).
É uma equipe que vai em busca de experiência internacional.
No próximo domingo, o Centauros encara o Camba Pizzero no terceiro jogo da rodada, às 15h, horário de Brasília.
Acesse o link da partida Centauros x Camba Pizzero
Grupo C
Acassuso
O Club Atletico Acassuso volta ao torneio para a disputa da sua terceira edição da Copa Libertadores de Futebol de Praia.
Nesta quinta participação, o Acassuso é o clube que mais vezes representou o futebol de praia argentino.
As melhores colocações do Acassuso foram em 2019, quando em terminou em terceiro lugar ao vencer o Monagas da Venzuela (perdeu a semifinal para o Vasco da Gama na cobrança de pênaltis).
Em 2022, de novo, ficou na mesma posição, ganhou do Alto Hospício do Chile, depois de perder na semifinal para o Presidente Hayes, do Paraguai, que viria a ser campeão na final contra o Sampaio Corrêa.
No ano passado, o Acassuso caiu em um grupo que tinha Sampaio Corrêa, San Antonio e Sportivo Luqueño. Ficou em terceiro lugar e teve que se contentar na disputa pelo nono lugar, a posição que conquistou na disputa com o Sportivo Cerrito, do Uruguai.
O destaque da equipe é o camisa 10, Benenaducci, que fez um golaço na derrota, por 5 a 4, contra o Sampaio Corrêa.
O Acassuso também disputa torneios de futebol de grama, e está atualmente na terceira divisão do futebol argentino.
Antioquia
O Antioquia, representante da Colômbia, será o adversário do Acasusso. Bicampeã colombiana em 2022 e 2023, a equipe disputa pelo segundo ano seguido a Copa Libertadores Futebol de Areia.
Além desses títulos, o Antioquia também venceu o torneio local em 2018.
Na edição de 2023, o Antioquia caiu nas quartas de final contra o San Antonio, que viria a ser o campeão do torneio.
Depois, na disputa do quinto lugar, perdeu para o Sampaio Corrêa e ficou na sexta colocação.
O clube buscou reforços para tentar ir mais longe. As grandes atrações são os irmãos espanhóis, Chicy Ardil e David Ardyl, que representaram a Fúria na última Copa do Mundo da Fifa.
Além deles, o clube contratou o venezuelano José Betancourt, que é o capitão da seleção da Venezuela, e estava no Guaicamacuto FC, time do seu país.
Na estreia, Antioquia e Acassuso se enfrentam, neste domingo, 1º de dezembro, às 18h (horário de Brasília)
Acesse o link da partida Antioquia x Acassuso
Sportivo Luqueño
Campeão paraguaio desta temporada, o Club Sportivo Luqueño é o terceiro represente do país na competição. Conquistou a vaga com a conquista do torneio.
É o estreante na competição, e fez a cartilha de outras equipes. Foi ao mercado e trouxe um jogador experiente para tentar fazer frente à concorrência.
Trata-se do brasileiro Diogo Catarino. Multicampeão, entre as conquistas o bicampeonato da Libertadores 2016 e 2017 com o Vasco da Gama, e o hexacampeonato na Copa do Mundo da Fifa neste ano, o jogador tem entre os prêmios individuais a eleição como quinto melhor do mundo em 2021.
Curiosamente, no início deste ano, Catarino fez parte do elenco do Vasco da Gama.
Palma Verde
Conhecido como “Bolívia Querida”, o Sampaio Corrêa, time brasileiro que representou o Brasil nas duas últimas edições da Copa Libertadores de Futebol de Areia, se tornou uma filial do Palma Verde, que é da cidade de Santa Cruz de la Sierra, e vai disputar pela primeira vez o torneio.
Isso porque quatro jogadores com passagens pelo Sampaio Corrêa vão reforçam o representante boliviano. São eles Fabrício, Sikinha, Marciel e Jefinho, todos com passagens pela Seleção Brasileira.
Desses, o destaque é o goleiro Jefinho, que é apontado como futuro para ser o dono da posição na Seleção Brasileira.
O confronto Sportivo Luqueño e Palma Verde encerra o primeiro dia de competição. As equipes se enfrentam às 19h45 (horário de Brasília).
Acesse o link da partida Palma Verde x Sportivo Luqueño
Fórmula de disputa
Na fase de grupos, os 12 times classificados são divididos em três grupos com quatro equipes cada. Os times jogam contra os outros do seu grupo em turno único.
As partidas são disputadas em três tempos de 12 minutos, com intervalo de três minutos. Na Libertadores de Futebol de Areia não há empates.
Por isso, ao final do terceiro tempo, em caso de empate, as equipes encaram uma prorrogação de três minutos. Nova igualdade, ocorre o vencedor será definido através de cobranças de pênaltis.
O relógio é parado em caso, por exemplo, de pedido tempo, atendimento médico, entre outros.
A pontuação funciona da seguinte forma: vitória no tempo normal vale três pontos, na prorrogação vale dois pontos, e se for nos pênaltis, dá um ponto.
No caso de disputa de penalidades, cada equipe fará cinco cobranças. Se persistir o empate, as cobranças serão feitas até a definição do vencedor.
Os dois primeiros colocados de cada grupo, junto com os dois mais bem colocados entre os terceiros lugares, passam para as quartas de final. Aí os times se enfrentam até chegar às semifinais e, finalmente, à grande final para decidir o campeão.
Os quatro eliminados na fase grupos fazem uma disputa paralela para a definição do nono ao 12º colocado. Da mesma forma, quem cair nas quartas de final, encara a luta pelo posto de quinto a oitavo.
Critérios de desempate na fase de grupos
- Confronto direto;
- Mais pontos nos jogos entre as equipes envolvidas;
- Melhor saldo de gols nos jogos entre as equipes envolvidas;
- Mais gols marcados nos jogos entre as equipes envolvidas;
- Melhor saldo de gols geral;
- Mais gols marcados no total;
- Menos cartões vermelhos;
- Menos cartões amarelos;
- Sorteio.
Local de disputa
A Arena Pynandi, ou estádio Mundialista Los Pynandi, é um espaço construído especialmente para esportes de praia. Ela fica no Parque Olímpico Paraguaio, em Luque, cidade nos arredores de Assunção, capital do Paraguai.
O estádio foi construído para a Copa do Mundo Fifa de Futebol de Areia de 2019, que foi a décima edição do torneio. O lugar tem uma área de 5.000 metros quadrados e é um ponto de referência para a disputa da modalidade.
Na última edição do torneio, no ano passado, o local também foi escolhido. Isso ajudou bastante ao time do San Antonio, que sagrou-se campeão na final, na vitória por 3 a 1, contra o Presidente Hayes, equipe também paraguaia.